sábado, 6 de novembro de 2010

Tipos de pele de bateria

Achei este tópico na NET e achei legal postar.


Olá, galera!


Vou falar sobre um assunto que, por mais que pareça simples, sempre existe alguma dúvida no ar: são os tipos de pele de bateria e as suas peculiaridades. Assim como as baquetas, as peles que você escolhe são muito pessoais, ou pelo estilo de som que toca ou, simplesmente, por preferência.

Falarei um pouco de alguns tipos:

Pele Leitosa - é indicada para iniciantes por ser mais em conta e por não ter muita resistência. Porém, não tira muito som dos tambores e nem harmônicos.

Pele porosa - produz um som mais seco, mais definido e é um tipo de pele que geralmente é usada para caixa. Caso tenha dúvida é só passar a mão e notará que ela é porosa e áspera. Tem um efeito bastante interessante quando percutida com “vassourinhas” (baquetas especiais, de efeito).

Pele de filme único - são peles transparentes que ressaltam mais o som dos harmônicos. É bastante utilizada na chamada “pele de resposta”, que fica embaixo do tambor, embaixo da pele que vai ser tocada com a baqueta.

Pele de filme duplo - pele mais resistente utilizada mais para pop, rock, rítmos mais pesados por ter um som mais grave. A pele de filme duplo produz um som mais gordo dos tambores, tem menos harmônico e perde um pouco no volume.

Pele hidráulica - são peles de filme duplo. Possui um tipo de óleo entre as peles, o que proporciona um som encorpado, sem harmônico e ataque, mas com um som bastante definido. São bastante usadas em bumbos ou surdos. Esta pele tem um som mais prolongado (sem harmônico e bem definido). É muito utilizada em gravações.

Lembrando que a Evans detém a patente nos EUA da denominação “Hydraulic”, pois é a única que realmente utiliza um óleo entre as peles de filme duplo presentes na linha “Evans Hydraulics”. A função de aumentar a massa total da pele e controlar os harmônicos.

As demais peles que contam com duas camadas, quando são de boa qualidade, como a Pinstripe, da Remo, utilizam um óleo com espessura mais fina que tem a função de manter contato integral entre os filmes.

Outras peles de filmes duplos, que se tem essa impressão de pele hidráulica, nada mais são do que o efeito de estática pelo contato dos filmes. Esses são os tipos de pele mais encontrados. Portanto, antes de qualquer compra, verifique qual se adapta melhor ao seu tipo de som (lembrando que todos esses tipos de pele são encontrados na Calango Music).

É isso ai! Logo, mais novidades no blog. Fiquem ligados! Mandem e-mail para dizer suas dúvidas. Selecionarei as mais comuns e a gente comenta junto por aqui. Beleza?

Grande abraço e sempre na luta!

Fonte: http://www.calangomusic.com.br/blog/tag/pele-hidraulica/

Nenhum comentário: